Água oxigenada: posso usar para limpeza?

Em tempos de pandemia pelo novo coronavírus, uma das coisas que a gente mais escuta é sobre a importância de se manter os hábitos de higiene e a limpeza da casa, objetos e superfícies. No entanto, muito tem se falado sobre o uso do peróxido de hidrogênio (a popular água oxigenada) para desinfecção. E agora, posso usar a água oxigenada para fazer limpeza? É sobre este composto que falaremos a seguir.

É bem conhecido que a água oxigenada, daquelas vendidas em farmácia, é um antisséptico excelente. Muito provavelmente, você já deve tê-la usada em algum machucado. De fato, existem estudos que apontam esse papel microbicida (capaz de “matar” diferentes microrganismos) e isso se dá por ser um oxidante poderoso. Como vimos na matéria de água sanitária, vírus envelopados, como os coronavírus, são sensíveis à oxidantes. O peróxido de hidrogênio funciona produzindo radicais livres tóxicos que atacam os lipídios (gordura) da membrana, o DNA e outros componentes celulares essenciais.

Entretanto, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, ressalta o uso do peróxido de hidrogênio para ambientes hospitalares, devido à grande circulação de microrganismos causadores de doenças. E para isso, diferentes concentrações de uso são indicadas na desinfecção hospitalar.

Estudos baseados em outros vírus demonstram que solução de peróxido de hidrogênio na concentração 0,5% possui efeito microbicida. O guia de biossegurança laboratorial da Organização Mundial da Saúde (OMS) para COVID-19, recomenda o uso do peróxido de hidrogênio a 0,5% para desinfecção. Mas não há recomendação de seu uso para o público geral.

Como existe suporte científico para o uso de peróxido de hidrogênio como desinfetante, este poderia ser uma alternativa na ausência das outras opções. Com a pandemia de COVID-19, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alterou suas recomendações sobre produtos saneantes que possam substituir o álcool 70% na desinfecção de superfícies. Mas é importante tomar alguns cuidados no preparo dessa solução. Em primeiro lugar, as águas oxigenadas disponíveis na forma cremosa (muitas vezes usadas como descolorantes), não se dissolvem adequadamente em água e não são indicadas como antissépticos.

Quando comprar a água oxigenada, vai observar que no rótulo vem expresso a quantidade de peróxido de hidrogênio em “volumes”. Isso indica quantos litros de gás oxigênio são liberados para o ambiente por litro de água.

Na farmácia, a água oxigenada antisséptica é encontrada em 10 volumes. Em porcentagem, isso equivale a 3%. Sendo assim: basta dividirmos essa concentração inicial (3%) pela concentração recomendada de 0,5% e temos o fator de diluição igual a 6, indicando que é preciso diluir 6 vezes essa água oxigenada em água:

Lembramos que o uso doméstico do peróxido de hidrogênio não tem sido proposto. Sendo assim, sugerimos seguir com as indicações de uso do álcool 70% e água sanitária para este fim. Acompanhe mais sobre estes conteúdos no tópico de higiene em nosso site.


Por Franciane Mouradian Emidio Teixeira em 05/05/2020.


Fonte:


1. Chemical Disinfectants. Guideline for Disinfection and Sterilization in Healthcare Facilities (2008). Centers for Disease Control and Prevention. Disponível em: https://www.cdc.gov/infectioncontrol/guidelines/disinfection/disinfection-methods/chemical.html


2. World Health Organization. Laboratory biosafety guidance related to coronavirus disease (COVID-19). Interim guidance. 19 de Março de 2020. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331138/WHO-WPE-GIH-2020.1-eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y


3. Medidas preventivas. Álcool e saneantes no combate à Covid-19. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. 30 de abril de 2020. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias

1,100 visualizações

COVID Verificado

Teremos um enorme prazer em tirar as suas dúvidas!

Escreva para nós!

  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Você tem alguma dúvida sobre o COVID-19? 

arrow&v
arrow&v
O COVID Verificado faz parte da 
entidades-criam-a-rede-nacional-de-comba
Assine