Como sabemos que o corona é um vírus e não uma bactéria?

Vírus e bactérias são causadores de diversas doenças em humanos e em outros seres vivos (até plantas!). Eles estão em todos os lugares, no solo, no ar, na água, nas pessoas, animais e objetos (já desinfetou seu celular hoje?). Apesar de algumas bactérias e vírus causarem doenças, a maior parte deles é inofensivo ou até mesmo necessário para nossa sobrevivência. Nós humanos, temos trilhões de bactérias que nos ajudam na digestão e nosso DNA possui partes de vírus que infectaram nossos ancestrais.


Mas qual a diferença entre eles?


Os vírus são parasitos intracelulares obrigatórios, ou seja, não conseguem viver ou se multiplicar fora de um organismo, pois, são compostos basicamente por material genético e não tem as maquinarias necessárias para se reproduzir sem um hospedeiro. Eles não têm metabolismo próprio, então precisam invadir uma célula funcional que possa fazer a sua replicação

Já as bactérias são independentes e apesar de algumas viverem dentro das nossas células, a maior parte vive e se reproduz perfeitamente sem um hospedeiro, já que possuem basicamente os mesmos componentes de uma célula animal.

Além de sua composição ser diferente, o tamanho dos dois é bem diferente, as bactérias são de 2 até 20x maiores que um vírus, a depender da cepa do vírus. Como mostrado na figura abaixo.