Tratamento com anticoagulante em pacientes com COVID-19

A primeira coisa a ressaltar é que anticoagulantes não estão sendo usados para tratar a COVID-19, mas sim, coágulos que são formados devido a doença. Dito isso, vários estudos têm sido publicados relatando o aparecimento de trombos em casos mais graves da COVID-19.

Coágulos ou trombos são agregados de plaquetas ou fibrina que o corpo utiliza como um “tapa buraco” que cobre ferimentos a fim de evitar sangramento, como mostrado na figura abaixo.

Um estudo mostrou que em cerca de 70% dos casos fatais da COVID-19, há indícios de coagulação intravascular disseminada (CIVD), que pode levar a obstrução de vasos sanguíneos prejudicando a oxigenação dos tecidos e se não tratada, pode levar a falência múltipla de órgãos. Além disso, como os fatores coagulantes estão se acumulando nos vasos, sobram poucos fatores no sangue, o que pode levar a hemorragia, caso haja alguma lesão durante a CIVD.

Um estudo realizado no hospital Sírio-Libanês (São Paulo) em colaboração com a Faculdade de Medicina da USP, realizou autópsias em pacientes que morreram devido a COVID-19. Os pulmões dos pacientes apresentaram alterações que indicam hipercoagulação nos pacientes. Esse estudo é importante, pois, há poucos estudos com autópsia de pacientes com COVID-19. Além disso, confirma outros estudos que indicavam uma alta coagulação durante a COVID-19 em pacientes ainda vivos.

Não se sabe ao certo qual a causa do aparecimento da CIVD em pacientes com COVID-19, mas acredita-se que seja um evento causado pela tempestade de citocinas. As citocinas são proteínas mensageiras secretadas especialmente por células do sistema imune ou por células de tecidos que foram lesados. Esses mensageiros são capazes de realizar muitas funções no corpo, entre elas, podem ativar uma cascata que leva a ativação dos fatores coagulantes no corpo. Além da COVID-19, outras doenças como a sepse (doença desencadeada por grave inflamação devido a infecção bacteriana) e a leucemia também desencadeiam a CIVD.


Mas afinal, os anticoagulantes podem ajudar a diminuir a mortalidade da COVID-19?

Infelizmente, ainda não há estudos suficientes para ter certeza. Em um estudo realizado fora do Brasil, onde a heparina (um anticoagulante) foi administrada, a mortalidade foi reduzida em 20%. No entanto, a heparina só foi administrada em casos muito graves, após a biópsia comprovar a presença de trombos no pulmão do paciente.

Em São Paulo, o hospital Sírio-Libanês realizou um estudo preliminar em 27 pacientes com COVID-19 que apresentavam sintomas medianos. Houve uma melhora na respiração dos pacientes após a administração de heparina. No entanto, o estudo não possui um grupo controle (não tratado com heparina), assim, não é possível saber se a melhora dos pacientes foi por conta da heparina ou outros eventos não relacionados ao anticoagulante.

Portanto, os resultados com a heparina parecem promissores, mas ainda são necessário mais estudos para que ela seja um tratamento padrão nos casos graves de COVID-19, já que o uso de anticoagulantes pode ser perigoso e que nem todos os pacientes da COVID-19 apresentam coágulos.


Por Taís Aparecida Matozo de Souza em 29/04/2020.


Fontes:

  1. THACHIL, Jecko. The versatile heparin in COVID‐19. Journal of Thrombosis and Haemostasis, 2020. https://doi.org/10.1111/jth.14821

  2. DOLHNIKOFF, Marisa et al. Pathological evidence of pulmonary thrombotic phenomena in severe COVID‐19. Journal of Thrombosis and Haemostasis, 2020. https://doi.org/10.1111/jth.14844

  3. NEGRI, Elnara Marcia et al. Heparin therapy improving hypoxia in COVID-19 patients-a case series. medRxiv, 2020. https://doi.org/10.1101/2020.04.15.20067017

  4. PINTÃO, Maria Carolina Tostes; FRANCO, Rendrik F. Coagulação intravascular disseminada. Medicina (Ribeirão Preto), v. 34, n. 3/4, p. 282-291, 2001. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/4318

*Ilustrações realizadas pela autora via Biorender.

976 visualizações

COVID Verificado

Teremos um enorme prazer em tirar as suas dúvidas!

Escreva para nós!

  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Você tem alguma dúvida sobre o COVID-19? 

arrow&v
arrow&v
O COVID Verificado faz parte da 
entidades-criam-a-rede-nacional-de-comba
Assine