Já tem vacina contra o novo coronavírus (COVID-19)?

O desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o novo coronavírus (SARS-Cov-2), causador da doença conhecida como COVID-19, é sem dúvida uma prioridade de saúde pública mundial. Pesquisadores do mundo todo seguem nessa corrida contra o tempo para o desenvolvimento de uma estratégia protetora que possa fazer frente a este cenário global da nova pandemia.

          Vale ressaltar que o desenvolvimento de uma vacina é um processo complexo que envolve uma série de etapas, as quais levam tempo para serem cumpridas. Este processo engloba as seguintes fases de desenvolvimento:

Ao todo, o desenvolvimento de uma nova vacina pode levar anos para ser completado. Mas não podemos esperar todo esse tempo quando estamos diante de uma pandemia.

Então o que está sendo feito com relação ao novo coronavírus (COVID-19)?

Diversos pesquisadores ao redor do mundo já iniciaram os estudos de vacina contra o COVID-19. De acordo com o relatório mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) (de 04/04/2020), até o momento existem 44 candidatos vacinais em estudo. 42 destes seguem em fase pré-clínica, enquanto que 2 vacinas já iniciaram o estudo em humanos de fase clínica I. Outros relatórios relacionados a vacina estão disponíveis pela OMS através do link: