Já tem vacina contra o novo coronavírus (COVID-19)?

O desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o novo coronavírus (SARS-Cov-2), causador da doença conhecida como COVID-19, é sem dúvida uma prioridade de saúde pública mundial. Pesquisadores do mundo todo seguem nessa corrida contra o tempo para o desenvolvimento de uma estratégia protetora que possa fazer frente a este cenário global da nova pandemia.

          Vale ressaltar que o desenvolvimento de uma vacina é um processo complexo que envolve uma série de etapas, as quais levam tempo para serem cumpridas. Este processo engloba as seguintes fases de desenvolvimento:

Ao todo, o desenvolvimento de uma nova vacina pode levar anos para ser completado. Mas não podemos esperar todo esse tempo quando estamos diante de uma pandemia.

Então o que está sendo feito com relação ao novo coronavírus (COVID-19)?

Diversos pesquisadores ao redor do mundo já iniciaram os estudos de vacina contra o COVID-19. De acordo com o relatório mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) (de 04/04/2020), até o momento existem 44 candidatos vacinais em estudo. 42 destes seguem em fase pré-clínica, enquanto que 2 vacinas já iniciaram o estudo em humanos de fase clínica I. Outros relatórios relacionados a vacina estão disponíveis pela OMS através do link:

https://www.who.int/blueprint/priority-diseases/key-action/novel-coronavirus/en/.

Além disso, em 06/04/2020, uma 3ª vacina seguiu para fase clínica I, segundo informação publicada no site da empresa INOVIO (empresa responsável pelo desenvolvimento desta vacina).

Uma abordagem mais detalhada sobre as vacinas candidatas contra a COVID-19 foi feita pela revista científica Science no início de abril (Vaccine designers take first shots at COVID-19). Nesta publicação as vacinas foram agrupadas de acordo com sua plataforma de desenvolvimento (formulação), conforme o quadro abaixo:



Mas você também deve ter ouvido falar que o Brasil está produzindo uma vacina contra o novo coronavírus. E é verdade!

          Aqui no Brasil, esta vacina está sendo desenvolvida por uma rede de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), utilizando uma plataforma de desenvolvimento conhecida como VLP, do inglês virus like particle. Em outras palavras, corresponde a uma partícula semelhante ao coronavírus, mas que não contém o material genético do vírus, impedindo que ocorra a infecção e garantindo a segurança da vacina. Esta vacina ainda está em fase inicial e os testes envolvendo animais ou humanos ainda não foram realizados. 

          Vale ressaltar que a identificação do novo coronavírus e seu sequenciamento (um mapeamento de todo seu código genético) ocorreu no início de janeiro. Nesses poucos meses seguintes, o fato de já termos vacinas sendo testadas em humanos, mostra o quanto a ciência vem avançando e ressalta a importância em se investir no desenvolvimento científico. Muito do que é aplicado ao novo coronavírus, vem de moldes de estudos anteriores para outras doenças.

          Ainda não existe uma data precisa de quando uma vacina contra a COVID-19 estará disponível para a população. Mas a comunidade científica vem trabalhando nisso e esperamos por resultados positivos e uma vacina promissora em breve.

          Estamos acompanhando as publicações de artigos científicos na temática e atualizaremos as informações.


Por Franciane Mouradian Emidio Teixeiraem 09/04/2020.


Fontes:

1. Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC-EUA)

https://www.cdc.gov/vaccines/basics/test-approve.html

2. World Health Organization: 

https://www.who.int/blueprint/priority-diseases/key-action/novel-coronavirus-landscape-ncov.pdf?ua=1

3. INOVIO:

http://ir.inovio.com/news-and-media/news/press-release-details/2020/INOVIO-Initiates-Phase-1-Clinical-Trial-Of-Its-COVID-19-Vaccine-and-Plans-First-Dose-Today/default.aspx

4. Jonh Cohen. Vaccine designers take first shots at COVID-19. Science 03 Apr 2020:

Vol. 368, Issue 6486, pp. 14-16. DOI: 10.1126/science.368.6486.14

5. Jornal de USP:

https://jornal.usp.br/atualidades/vacina-contra-coronavirus-em-desenvolvimento-na-usp-e-diferente-da-americana/

2,169 visualizações

COVID Verificado

Teremos um enorme prazer em tirar as suas dúvidas!

Escreva para nós!

  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Você tem alguma dúvida sobre o COVID-19? 

arrow&v
arrow&v
O COVID Verificado faz parte da 
entidades-criam-a-rede-nacional-de-comba
Assine