Vacina para COVID-19: qual o cenário atual?

Nunca na história da humanidade vimos o desenvolvimento de uma vacina acontecer de forma tão acelerada, como estamos vivendo para a COVID-19.

Em primeiro lugar, vale sempre lembrar que ciência (de maneira geral) não é feita da noite para o dia. E com isso em mente fica fácil ressaltar que esse avanço no desenvolvimento de uma vacina contra o SARS-CoV-2 (o novo coronavírus) só está sendo possível graças aos modelos de estudos prévios para outras doenças. E claro, graças também aos investimentos e financiamentos.

São exatos 8 meses desde a identificação do novo coronavírus até hoje. E quando olhamos para os estudos de vacinas em andamento, nos deparamos com um total de 179 vacinas em testes (OMS). Uauu!!! Entretanto essas vacinas encontram-se em diferentes fases de desenvolvimento (como já abordamos em outra matéria aqui no site: https://www.covidverificado.com.br/post/vacina), e vamos te ajudar a entender este panorama.

Deste total de vacinas em estudo, 145 ainda estão em desenvolvimento pré-clínico, ou seja, testes iniciais em células de laboratório e modelos animais. Ao passo que já somamos 34 em fase de testes em humanos, que incluem algumas vacinas em fase mais inicial (fase I), outras em fase intermediária (fase II) e um total de 9 vacinas candidatas em fase final de testes em humanos (fase III) (figura 1).

Esta corrida mundial em busca da imunização (ou vacinação) para proteção contra o novo coronavírus conta com o Brasil para avançar nas fases de testes. Entre as 9 vacinas em fase clínica III, 4 vacinas candidatas estão sendo (ou iniciarão em breve) testadas no Brasil (figura 2).